Primeiramente: o que é um projeto?
Um projeto é um esforço empreendido para criar um produto/ serviço.
Existem muitas formas de se fracassar totalmente em um projeto e muitas de desenvolve-lo da forma correta o método ágil foi criada justamente pela pressão do mercado por constantes mudanças e melhorias onde o principal objetivo é sempre a satisfação do seu cliente.
A gestão ágil não é uma forma de gerir sua empresa e sim de como cria-la e lembre-se que para isso você deve ter um time qualificado, o metodo normalmente é usado por empresas que desenvolvem  projetos não pelo cliente final.
Então se você teve uma grande ideia o melhor a fazer é procurar uma empresa a qual o desenvolva para você (por ex: você teve a ideia de um app ou deseja um software, até mesmo um produto)
Logo esse artigo é direcionado a desenvolvedores, agências etc. Lembre-se se você é um profissional incluído nesse escopo a pressão do mercado está sobre você também então entender tal metodologia será muito importante para conquistar mais clientes.

A primeira pergunta que fica é quando é melhor usar a metologia ágil?
A resposta é bem simples: onde o escopo tende a mudar muito durante o processo necessitando de alterações constantes.

A segunda e mais básica é afinal o que é scrum?
No scrum os projetos são divididos em ciclos chamados sprints que devem durar em média 1 a 2 semanas. (veremos mais sobre isso posteriormente)
Ou seja o projeto é divido em pequenas etapas/ciclos (as sprints) no final de cada ciclo é apresentado o resultado daquela etapa ao cliente agregando valor ao projeto como um todo.
Por que isso é benéfico? O fato do projeto não ser entregue todo de uma vez permite que mudanças sejam feitas de forma mais ágil, afinal, imagina só entregar o projeto todo e o cliente querer mudar quase tudo? Levaria muito mais tempo e trabalho, não?
A equipe desenvolvedora também deve realizar reuniões diárias chamadas de Daily Scrum, onde a equipe irá discutir o progresso, identificar possiveis erros e já saber como consertar.
Ao final da semana é feita uma apresentação ao cliente onde ele já irá dirá se algo deve ser mudado.
A metodologia ágil é flexivel, fuída com frameworks simples.

3 pilares principais do scrum

  • Transparencia com toda a equipe (não há um líder máximo, todos devem estar integrados e trabalhando em conjunto)
  • Inspeção de cada detalhe (como já foi dito: através das DS)

Fluxo do projeto 

  • Documentação e mapeamento: ou seja o backlog do produto deve ser bem definido com a completa visão do projeto seus requisitos e a história de usuário (falaremos disso no prox artigo)
  • Reuniões semanais: as reuniões semanais com o cliente além de contarem com a apresentação da sprint anterior devem deixar claro quais serão os requisitos da proxima sprint a ser apresentada na semana seguinte
  • Daily scrum entre a equipe: já falamos sobre isso porém é sempre bom ressaltar a importancia dessas reuniões para o bom andamento da sprint evitando assim erros e que tempo seja perdido na prox sprint para corrigi-los
  • Apresentação final: é onde depois de todas as sprints e seus testes o cliente aprovará o projeto final.  (falaremos sobre as FASES do scrum no próximo artigo)

Equipe scrum 

Em um projeto ágil a atenção com a equipe é extremamente importante.
A equipe deve contar em média com 5 a 9 pessoas (depende do tamanho do projeto)
É importante ressaltar que TODA equipe tem autonomia e voz e é sempre auto organizada, a autonomia permitirá que a equipe se auto organize de acordo com as habilidades de cada um formando um time unido onde todos são importantes e  tem voz e autonomia.
A equipe tem duas funções principais além de desenvolver o projeto em si: garantir o bom andamento do projeto e aprovar as backlogs de cada sprint
A equipe deve ser pro-ativa entender bem a visão do projeto estar sempre aberta a aprenderem coisas novas e entregar os resultados combinados na reunião de sprint.

Entrega de valor 

É muito importante valorizar o cliente, sempre entregando o que tem de mais valioso no projeto primeiro, assim você terá um cliente satisfeito.
Permitir ao cliente pedir as mudanças necessárias economizando o tempo de todos.
Se algo for reprovado pelo cliente deve voltar a backlog normalmente com prioridade máxima.

Bem, nós aqui na X23 temos diversos especialistas em tal metodologia então se você gostou do que leu e está precisando de desenvolvedores entre em contato que garantimos a melhor solução para você.
Se você é dono de agência e está buscando aprender mais sobre o assunto fique ligado porque assim como o artigo sobre growt hacking o assunto é extenso e continuará nos próximos artigos.

Esperamos que tenham gostado.

xoxo, X23

 

alexa

Author alexa

More posts by alexa

Leave a Reply